Laboratórios
LAT/UNIFEI
Laboratório de Alta Tensão
Laboratório com ampla estrutura para estudos, pesquisas e ensaios de equipamentos elétricos. Possui o certificado de acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) para a realização dos ensaios do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) em transformadores de distribuição imersos em óleo isolante.
O LAT faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE). Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas com inibidores de furto de energia, ferramenta de inspeção e detecção de falhas em isoladores elétricos, sistemas de sinalização de redes de distribuição energizadas sob condições de falta e diversos outros.
Também realiza os mais diversificados testes e ensaios em equipamentos de alta tensão em cabos isolados, transformadores, TCs, TPs, religadores, para-raios, dispositivos de manobras, redes compactas, etc. Para isso, o LAT possui vários equipamentos, dentre os quais fontes de tensão (150 kV), geradores de impulso (até 450 kV), gerador de altas correntes (até 100 kA) e um novo gerador misto (400 kV/ 50kA), câmara de chuva e névoa salina etc., além da previsão de instalação de novos sistemas como fonte de 300 kVA e um gerador de impulso Haefely de 1400 kV.
Além disso, conta com uma moderna estrutura para realização de ensaios de caracterização físico-química e processamento de materiais elétricos com equipamentos como espectrômetro de infravermelho, goniômetro, tensiômetro, analisador termogravimétrico, calorímetro exploratório, entre outros.
EXCEN
Centro de Excelência em Eficiência Energética
Este laboratório foi financiado pela ELETROBRÁS para desenvolver estudos, formação de RH e pesquisas sobre Eficiência Energética através do PROCEL, contando ainda com outros parceiros como MME e CEMIG.
Para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, o EXCEN possui um laboratório de eficiência energética com equipamentos em escala real e instrumentação para efetuar ensaios e estudos relacionados à conversão energética em motores, lâmpadas, bombas e compressores, entre outros sistemas; possibilitando verificar o potencial de novas tecnologias e dos procedimentos operacionais mais adequados para redução de perdas de energia.
Possui também um laboratório de micro redes e cogeração com ciclo de cogeração em escala real, e vários outros equipamentos ligados a uma malha de controle e monitoramento; possibilitando demonstrar a operação de sistemas reais de cogeração, que trabalham para reduzir a um mínimo as perdas no uso dos combustíveis e maximizar a eficiência energética.
QMAP
Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica
Trata-se de um amplo centro de estudos e pesquisas nas áreas de Qualidade da Energia, Medição Elétrica, Automação e Proteção de Sistemas de Potência. Foi criado a partir de financiamentos diversos vindos da CEMIG, ELETROBRÁS, FINEP, FAPEMIG e CNPq.
No QMAP, seus docentes e pesquisadores já realizaram diversos Projetos de P&D ANEEL, como: Desenvolvimento de Software para Execução de Estudos Estratégicos envolvendo Afundamentos de Tensão em Redes Elétricas; Desenvolvimento de Metodologia para Caracterização da Sensibilidade de Cargas/Processos Industriais Frente a Afundamentos de Tensão; Sistema Inteligente para Gerenciamento da Qualidade do Produto e Módulo de Alocação Ótima de Religadores considerando VTCDs; Controle Otimizado das Tensões em Redes Primárias de Distribuição da CEMIG; Sistema de Supervisão de Defeitos em Linhas de Transmissão Utilizando Técnicas de Telecomunicação e Processamento de Sinais, dentre vários outros.
O QMAP possui três amplos laboratórios de ensino e pesquisa e está equipado com os mais modernos equipamentos da sua área de atuação: malas de testes digitais para ensaios de IEDs de proteção, controle, automação e monitoramento para sistemas GTD; fontes de sinais arbitrários (Califórnia e Pacific); qualímetros e IEDs de proteção, bem como um Real Time Digital Simulator – RTDS, capaz de simular toda uma rede elétrica (GTD) para testar, em tempo real, o desempenho de IEDs de proteção, controle, automação e medição, na configuração hardware-in-the-loop (HIL). A existência de um RTDS na UNIFEI contribui significativamente para a Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos (hardware e/ou software) de Supervisão, Proteção, Controle, Automação e Monitoramento de sistemas de GTD.
Os principais fabricantes mundiais de dispositivos como estes, tais como Siemens, ABB, GE etc., costumam possuir em seus centros de PD&I um ou mais Simuladores Digitais em Tempo Real para testar novos algoritmos e/ou novos hardwares. Testar tais dispositivos em campo nem sempre é viável, haja vista a necessidade de desligamentos, questões de segurança, confiabilidade e tempo de execução. Neste caso, o RTDS emula o sistema elétrico, ou parte dele, rodando em tempo real, frequência industrial, permitindo a realização dos mais diferentes eventos como curto-circuito, falhas de elementos de controle, perda de carga e geração e tantos outros. Assim sendo, qualquer novo dispositivo elétrico, hardware e/ou software, durante o seu desenvolvimento, bem como na fase final (protótipo/cabeça de séria), poderá ter seu desempenho testado antes da sua produção e comercialização. No RTDS o sistema elétrico (GTD) é virtual, mas o novo dispositivo é físico, e estará ligado em malha fechada (HIL) para dar resposta ao sistema (virtual) do modo como deve ser.
Além dos laboratórios, o QMAP é equipado com várias placas de geração fotovoltaica com capacidade de 28 kW de pico, suficiente para a demanda local, cujos elementos de controle e supervisão também ficam junto aos laboratórios, sendo uma ótima oportunidade para utilização em pesquisas.
Outras Linhas de Pesquisa
Além destes três Centros de Excelência, o ISEE possui vários laboratórios de ensaios que prestam serviços para empresas, tais como: Laboratórios de Ensaios de Motor-Gerador, Transformadores, Tensão Aplicada em Produtos Elétricos e Produtos de Telecomunicação, Ensaios Mecânicos e Elétricos de PCHs etc.
Por sua vez, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação – IESTI, unidade de ensino que abriga os cursos de Eletrônica e de Controle & Automação, possui importantes grupos de pesquisa e laboratórios que estarão também disponíveis para projetos de PD&I, a exemplo do Laboratório e Controle e Automação e o Laboratório de Eletrônica de Potência que vem realizando pesquisas importantes para a inserção de Inteligência Artificial nos elementos de controle de conversores e inversores para aplicação em filtros ativos, sistemas FACTS e HVDC.
É importante mencionar que o Campus de Itajubá está se equipando com uma razoável fonte PV, que terá capacidade para 610 kWp, devendo chegar nos próximos anos a 1200 kWp, tornando a universidade autônoma em termos de energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazendo dela um laboratório vivo para experiências envolvendo assuntos como microrredes elétricas e suas fontes renováveis.
A UNIFEI tem sempre agido para manter seus laboratórios atualizados. Isto acontece através de programas e editais internos (anuais) da própria Universidade, como é o caso dos editais CGLAB – Comitê Gestor de Recursos Laboratoriais, bem como editais de órgãos de fomento à pesquisa, a exemplo da FAPEMIG, CNPq e outros. Além disso, os cursos de especialização ofertados pela Engenharia Elétrica, assim como os próprios P&Ds da ANEEL, são também fontes de atualização ou obtenção de equipamentos e instrumentos para laboratórios. Tais estratégias são usadas como fontes de recursos para compra de equipamentos necessários para projetos de PD&I na UE UNIFEI-SEPAER.
A equipe de gestão da UE UNIFEI-SEPAER se encontra instalada em uma sala localizada no prédio do Condomínio de Empresas da INCIT, estando próxima da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNIFEI e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Do local sede, os gestores estarão em contato permanente com os pesquisadores e grupos de pesquisa da UNIFEI.